A hora da compra de um carro deve ser sagrada para o interessado. Fazer um investimento tão alto requer um tempo considerável de pesquisa, principalmente para analisar os prós e os contras em adquirir determinado veículo. No mercado, existem milhares de opções, tanto zero quilômetro quanto usado e seminovo, mas, quais pontos são tão importantes assim? Bom, quem pensa em ter um carro por mais tempo, a desvalorização do veículo deve ser levada em consideração, afinal, a cada ano, o carro perde um pouco do seu valor.
Há diversos fatores que podem fazer o veículo aumentar a porcentagem de desvalorização. Em 2015, por exemplo, o cenário econômico era um deles, devido a redução das alíquotas do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para aquisição do carro zero. Essa medida incentivou a busca pelo novo, fazendo que os usados e seminovos desvalorizassem mais. Uma terrível notícia para quem buscava a venda do carro.
Aspectos estéticos e a falta de itens considerados básicos atualmente, como direção hidráulica e ar condicionado, podem influenciar na baixa do preço. Carros verdes, amarelos ou roxos têm procura reduzida em comparação aos pretos e pratas, cores com mais possibilidade de revenda.
Abordando de uma forma geral, os veículos mais caros tendem a ter menor procura, o que causa uma forte desvalorização no decorrer do tempo, comparado aos “populares”.